
O Protocolo de cooperação entre as duas instituições visa a promoção de uma ampla e qualificada oferta de ensino e formação para trabalhadores, dirigentes e quadros técnicos superiores da Administração Pública, bem como a organização de conferencias e seminários, a investigação científica e a aplicação de conhecimentos, a fim de contribuir para a inovação e modernização da administração pública através da capacitação e valorização dos seus recursos humanos.
A estratégia de cooperação da CNPD com as suas congéneres, assim como a promoção da regulamentação de proteção de dados a nível internacional, estão igualmente refletidas neste protocolo, que prevê a formação de quadros da administração pública de outros países, em especial entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O Protocolo prevê assim uma cooperação estreita entre a CNPD e o INA em vários domínios, que inclui uma oferta de ensino diversificada, projetos de investigação, projetos de intercâmbio cultural, divulgação de estudos e de artigos científicos, publicações conjuntas, organização de eventos em parceria, e a promoção mútua de atividades.
No dia 27 de junho, a Presidente da CNPD, Paula Meira Lourenço, e a Vogal da CNPD Ana Paula Lourenço, assistiram ao lançamento público do do Programa de Formação 2024 do INA e da Rede INA Alumni, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no Palácio Galveias, no dia 27 de junho, e que foi encerrada pela Ministra da Presidência. Na foto, a Presidente da CNPD, Paula Meira Lourenço, e a Presidente do INA, Luísa Neto.
Encontram-se já abertas as inscrições para os cursos de formação do INA do próximo ano, numa oferta de cerca de 200 cursos, incluindo novos cursos obrigatórios para dirigentes na Administração Pública.
Pode consultar todos os Protocolos celebrados pela CNPD aqui.